“O Brasil é um dos melhores destinos turísticos do mundo.” É uma afirmação subjetiva e controversa, mas é por acreditarmos nela que apresentamos aqui uma lista de artigos que têm o turismo no Brasil como tema. Mais objetivamente, é possível afirmar que o Brasil é um país, no geral, desconhecido mesmo dos portugueses – ou acima de tudo dos portugueses, que não lhe têm dedicado o entusiasmo de outros turistas como, por exemplo, os norte-americanos. As relações entre o Brasil e Portugal nem sempre são fáceis; como disse o humorista Gregorio Duvivier, “se Ricardo Araújo Pereira fosse americano, seria avidamente seguido pelo público brasileiro, pois não teria a barreira da língua.” A piada tem um fundo de verdade que também se aplica no sentido contrário.

Queremos ajudar a desmistificar ideias feitas, nomeadamente que no Brasil só vale a pena visitar as praias do Nordeste e o Rio de Janeiro – que valem a visita, certamente. O Brasil tem uma megalópole de quase 20 milhões de habitantes de língua oficial portuguesa (S. Paulo); a gigantesca e misteriosa Floresta Amazónica; cidades “portuguesas” e que ajudaram a fazer de Portugal um país rico no século XVIII, como Ouro Preto e Paraty; um mini-deserto no Maranhão, um estádio de futebol sobre o equador em Macapá ou paisagens naturais lindíssimas e desconhecidas nas Chapadas Diamantina, dos Guimarães ou no Pantanal. O Brasil tem cidades modernas com grandes arranha-céus em frente à praia, como acontece em Fortaleza, e uma capital (Brasília) planeada a régua e esquadro.

A diversidade de ofertas do Brasil e a hospitalidade do povo brasileiro ajudarão igualmente a fazer da sua viagem a este país uma experiência única. Entretanto, aqui poderá encontrar também dicas para que a sua viagem possa ser mais económica, segura e também mais prática.