weather-28719_960_720

Qual o Estado do Tempo Expectável no Brasil

Ao viajar para o Brasil, lembre-se que, no geral, é um país de clima quente e tropical. Grande parte do país está próximo da linha do equador e os episódios de frio são raros. Porém, convém relembrar algumas especificidades.weather-28719_960_720

É importante não esquecer que, embora os vários climas do Brasil não sejam totalmente correspondentes aos que se encontram em Portugal, as estações são invertidas, já que ao verão no hemisfério norte corresponde o inverno no hemisfério sul e vice-versa. Em junho de 2016, o estado de S. Paulo viveu uma onda de frio considerável para os padrões brasileiros, com as temperaturas a chegarem próximo dos zero graus. Se tal não é considerado demasiado frio em Portugal, em S. Paulo a situação tornou-se alarmante, já que os brasileiros estão menos habituados a estas temperaturas.

Na verdade, o estado do tempo no Brasil pode variar consideravelmente. No sul do país, nomeadamente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o inverno pode ser quase tão rigoroso como na Europa, tendo em conta a latitude elevada da região. Em Santa Catarina, a relativa altitude dos planaltos (entre os 900 e os 1800 metros, comparável às célebres “terras altas do interior norte e centro” de Portugal) também ajuda à queda ocasional de nevões.

Por outro lado, no Norte e no Nordeste, o clima é tropical e correspondente ao estereótipo que os portugueses e os estrangeiros em geral têm do país, sendo possível fazer praia praticamente ao longo de todo o ano. Na cidade de Natal, a temperatura mínima média no inverno ronda os 20 ºC, o que seria considerado tempo primaveril e agradável em Portugal.

Em todo o caso, para os turistas que visitam o Rio de Janeiro, o clima tropical atlântico garante temperaturas agradáveis ao longo de todo o ano e amplitudes térmicas baixas. Embora possam ocorrer chuvadas ao longo do verão local (entre dezembro e março), é frequente que o calor intenso deixe as ruas – e as roupas – totalmente secas pouco tempo depois da intempérie.

ADD YOUR COMMENT