Encarar o Brasil turístico como um somatório das praias do Nordeste e do carisma urbano do Rio de Janeiro é uma perspectiva claramente redutora. Veja agora uma resenha de alguns dos destinos mais exóticos do Brasil.
Jericoacoara, Ceará
Jericoacoara é uma pequena aldeia piscatória situada no Ceará, a 300 quilómetros da capital, Fortaleza. O local foi “descoberto” pelos brasileiros enquanto local para fazer praia, praticar kite-surf (as condições de vento são ideais) e relaxar ‘no meio’ da natureza. Jericoacoara possui eletricidade, de forma a que exista um mínimo de conforto mas as autoridades zelam para preservar o caráter “unspoilt” do local.
Os brasileiros vêem aqui também para ver um pôr-do-sol sobre o mar, o que não acontece em nenhum outro ponto do Brasil, dado a costa ser virada ao oriente, ao contrário de Portugal continental.
Arquipélago de Fernando de Noronha
Este arquipélago, situado próximo do equador, foi em tempos utilizado como estabelecimento penitenciário, mas hoje é Património da Humanidade (pela UNESCO) e procurado pelos turistas que querem a certeza de ter calor ao longo de todo o ano. As águas quentes trazidas pela corrente sul equatorial permitem a prática de mergulho sem fato de proteção. Além da observação da vida selvagem e das praias desertas de grande qualidade, os visitantes podem ainda visitar as diversas fortalezas que constituíram o sistema de defesa da ilha de Fernão de Noronha.
Chapada Diamantina, Bahia
O Parque Nacional da Chapadada Diamantina alberga um conjunto de grandes paisagens rochosas e o ecossistema da caatinga, o bioma típico desta região de onde Gabriela (“Cravo e Canela”) fugiu em direção à cidade, nos tempos de seca – e no romance de Jorge Amado. Os turistas poderão visitar alguns dos “segredos” escondidos na paisagem. Na Gruta Azul, entre as 14h e as 15h nos meses de outono e inverno, o sol penetra pela rocha e deixa a água com um tom de azul muito vivo. Já na Cachoeira do Buracão, o visitante desafia os caminhos até chegar a uma queda d’ água quase “mágica”, com 90 metros de altura.