Sao Paulo

Dicas para Planear uma Viagem para o Brasil

Viajar para o Brasil, seja em turismo ou em negócios, será seguramente uma experiência inesquecível. O “país irmão” oferece, pela sua proximidade histórica e cultural a Portugal, experiência únicas. Em todo o caso, convém ter em atenção alguns detalhes no momento de planear uma viagem para o Brasil.

Atenção à segurança

O Brasil é conhecido como um dos países com mais altos índices de desigualdade social do mundo. Grande parte da população vive em condições de pobreza, o que propícia índices de criminalidade preocupantes. O viajante deve informar-se cuidadosamente sobre o estado, as cidades ou localidades que vai visitar e tentar manter-se à margem de situações problemáticas.

O Brasil é um país muito grande

SSao Pauloe está a planear visitar mais do que um estado ou uma grande cidade, pondere cuidadosamente a sua viagem. Num mapa normal, parece que o Rio e S. Paulo são cidades próximas, mas são mais de 400 km e quase 5 horas de viagem de automóvel pela BR-116. Já o tempo de uma viagem de avião entre S. Paulo e Salvador (Bahia) é de cerca de 2 horas.

Gastronomia: vários universos

A popularização de restaurantes de picanha e churrasco levam os portugueses a pensar que a gastronomia brasileira é baseada no feijão com arroz e no “fogo no chão”. Ledo engano; o “fast-food à brasileira” interpreta as tradições do Nordeste, mas há muito mais para provar. No Norte há pato no tucupi, no Sueste há a moqueca capixaba e o picadinho paulista, e no Sul as sopas de capeletti e catarinense. Atreva-se a explorar os menus regionais.

Não fale demasiado rápido

É fácil para os portugueses compreenderem os brasileiros, pois todos os vários sotaques regionais sublinham perfeitamente todas as sílabas. No sentido inverso, não é tão fácil; o falar normal do português de Portugal soa demasiado rápido aos ouvidos não habituados de um brasileiro, parecendo que as sílabas são “engolidas” ou omitidas. Fale normalmente, mas lembre-se que os seus interlocutores podem não compreender se falar demasiado rápido. Em todo o caso, nunca tente imitar o sotaque brasileiro, pois será estranho e até pode ser mal interpretado.

ADD YOUR COMMENT