Fortaleza

Alguns Factos Sobre o Brasil

A informação e as trocas culturais entre o Brasil e Portugal são um pouco filtradas pelo ruído da comunicação social em torno dos eventos mediáticos. Muitos portugueses associam o Brasil a futebol e telenovelas, ao samba e às favelas, à criminalidade e aos escândalos de corrupção. Vejamos agora alguns factos reais sobre o Brasil e que ajudam a pôr este imenso país em perspectiva.

  • O Brasil é o quinto maior país do mundo, tanto em população como em área geográfica.
  • FortalezaFortaleza é a capital estadual do Brasil mais próxima da Europa, estando a cerca de 7:30 horas de voo de Lisboa. Ao mesmo tempo, um voo entre Fortaleza e Porto Alegre, a capital mais ao sul, demora cerca de 5:30 horas.
  • O Brasil tem sido o maior exportador de café do mundo ao longo dos últimos 150 anos.
  • Algumas favelas do Rio de Janeiro têm-se tornado destinos turísticos, através da sua pacificação e do espírito empreendedor dos seus habitantes. A favela de Santa Marta chegou, inclusivamente, a receber a visita de artistas famosas como Beyoncé ou Madonna.
  • O Brasil tem 4 municípios maiores do que Portugal. Todos estão situados na Floresta Amazónica, escassamente povoada, o que justifica que enormes áreas territoriais sejam atribuídas ao mesmo município. O segundo maior desses municípios é Barcelos, situado no estado do Amazonas.
  • Além de Barcelos, a bacia do Amazonas possui várias localidades com nomes de localidades portuguesas, atribuídos pelos seus povoadores originais. Assim, nesta região do norte do Brasil encontramos hoje cidades como Santarém, Alter do Chão, Óbidos ou Alenquer. No estado da Bahia encontra-se também a cidade de Alcobaça.
  • O Brasil possui diversas comunidades de imigrantes, além da portuguesa. Estima-se que vivam no país cerca de 1,5 a 2 milhões de descendentes de japoneses, chegados após a Segunda Guerra Mundial.
  • A pequena cidade de São Vicente, no estado de S. Paulo, foi a primeira povoação permanente portuguesa nas Américas, tendo sido estabelecida em 1532. Contudo, Salvador da Bahia foi a primeira grande capital do Brasil colonial, vindo a ser mais tarde substituída pelo Rio de Janeiro.

ADD YOUR COMMENT